Apenas 15% dos e-mail enviados em campanhas de e-mail marketing de empresas de comércio eletrônico atingem a caixa de entrada dos seus destinatários, segundo uma pesquisa realizada pela Splio, multinacional especializada no envio de mensagens comerciais. A empresa analisou o desempenho das campanhas de 400 empresas de e-commerce, realizadas junto aos principais players de disparo de emails.
A falta de uma legislação vigente no país, aliado a falta de planejamento do setor, são os principais itens que resultam no baixo índice de sucesso do e-mail marketing. Conforme o diretor de marketing da Splio Brasil, Augusto Sorgi, “o e-mail marketing hoje é visto em alguns cenários como principal canal de marketing junto ao consumidor. Entretanto, apenas enviar e-mails sem um planejamento coeso, e falta de uma flexibilização para cada tipo de público causa um retorno abaixo das expectativas”.
A falta de regulação do setor também dificulta o sucesso nas campanhas, pois com a falta de regras claras, as empresas se vêem obrigadas a criar os próprios processos, o que pode criar outras barreiras como as políticas de privacidade e o spam dos grandes servidores. “Diferentemente da França, que já existe um regulamento seguido por todas as empresas que atuam no segmento do e-mail marketing, incluindo a Splio, falta no Brasil um alicerce que aponte as melhores práticas desde mercado”, esclarece o executivo.
O forte crescimento do comércio eletrônico brasileiro impulsionou ainda mais o uso do e-mail marketing o que, segundo Sorgi, ressalta a importância da regularização do setor. “A falta de parâmetros que norteiem os profissionais desta área influenciam no resultado das campanhas feitas pelas lojas virtuais, e também no faturamento das mesmas. É possível dizer que com o alinhamento dessas atividades talvez o crescimento do comércio eletrônico pudesse ter sido ainda maior nos últimos anos”, finaliza.
Fonte: techlider.com.br/ robertodiasduarte.com.br