A Easy-Way do Brasil, especializada em soluções tributárias, alerta os contribuintes sobre o prazo de transmissão  da FCONT 2011 (Controle Fiscal Contábil de Transição) e sobre as mudanças implementadas no programa validador.
Os arquivos devem ser transmitidos até o dia 30 de novembro por todas as pessoas jurídicas enquadradas no regime tributário do Lucro Real, mesmo no caso em que não existam lançamentos com base em métodos e critérios diferentes dos prescritos pela legislação tributária.
Entre as mudanças introduzidas este ano, Marcelo Ferreira, supervisor de suporte da Easy-Way, destaca a declaração de informações de saldos societários e fiscais relativos ao período.
“Além disso, é necessário inserir os lançamentos relativos ao encerramento dos saldos fiscais, ou seja, após os ajustes, devem ser encerrados os valores fiscais”, acrescenta.
Na nova versão do layout foram incluídos blocos e modificados alguns campos para atender às funcionalidades exigidas. Dentre as principais modificações estão:
Novos blocos:
• M025 que trata os saldos iniciais das contas patrimoniais (societárias e fiscais);
• I156 se refere ao detalhamento dos saldos das contas referenciais de ativo/passivo e patrimônio líquido antes do encerramento de resultado;
• I256 diz respeito ao detalhamento do lançamento expurgado ou do lançamento Incluído.
Exemplos de alterações:
• Nos registros dos lançamentos foram incluídos os campos referentes aos tipos de lançamentos: EF (Encerramento Fiscal),  TS (Transferência do Saldo Societário), ou TF (Transferência do Saldo Fiscal);
• O campo 12 do registro 0 (zero) deverá indicar, por exemplo, se irá abordar a continuação de evento especial.
Para atender as exigências desta declaração, a Easy-Way tem no seu portfólio a solução Easy-FCONT, ferramenta para a geração do arquivo, que também realiza a consistência das informações contábeis recebidas de diversas origens, assim, valida e antecipa os cruzamentos dos dados.
“Nós já adequamos este serviço para as mudanças desta obrigação, e os testes da nova versão foram executados com êxito”, finaliza Ferreira.