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De acordo com uma pesquisa da FControl, empresa do Buscapé Company que atua no controle de risco e soluções anti-fraude para o e-commerce, o número de tentativas de fraudes com cartão de crédito no comércio eletrônico nacional está aumentando. Em contrapartida, pelo fato de as lojas virtuais estarem cada vez mais preparadas com ferramentas e equipes mais eficazes do que no passado, o estudo também revelou uma diminuição do sucesso dos fraudadores, ou seja, a perda financeira efetiva está caindo ano a ano.

Abaixo, os índices:

Tentativas de fraudes no e-commerce brasileiro:

2010 – 2,38%

2011 – 3,63%

2012 – 3,88%*

* janeiro a maio, em comparação ao mesmo período de 2011

Perda efetiva no e-commerce brasileiro:

2010 – 0,54%

2011 – 0,32%

2012 – 0,24%*

* janeiro a maio, em comparação ao mesmo período de 2011

A maior culpa pela morte das empresas de e-commerce é o chargeback. Em uma situação em que esteja desprotegido de soluções de segurança eficazes, toda a responsabilidade é do lojista. Por isso, cada vez mais, o varejo virtual brasileiro percebe a importância de ferramentas que identificam e barram os golpes com cartão de crédito. Esses sistemas utilizam redes neurais e inteligência artificial para detecção de fraudes na loja virtual, ajudando a garantir a aprovação dos pedidos. Da mesma forma, é importante que a loja virtual trabalhe com um facilitador de pagamentos com PCI (Payment Card Industry) compliance.

“Até mesmo o comprador ganha com a diminuição da perda no e-commerce com as fraudes. Como o prejuízo para lojistas virtuais torna-se menor, os custos indiretos caem e podem se transformar em preços finais mais atrativos”, explica Marcos Cavagnoli, vice-presidente do Buscapé Company.

De acordo com a e-bit, em 2010, o e-commerce movimentou R$ 14,8 bilhões em vendas de bens de consumo, enquanto que em 2011 o segmento faturou R$ 18,7 bilhões. A previsão para 2012 é R$ 23,4 bilhões.

O estudo da FControl também mostrou que em níveis mundiais a evolução da fraude online também vem caindo nos últimos anos. Em 2009, a perda com fraudes foi de 1,40% do faturamento total do setor, 1,20% em 2010 e 0,90% em 2011.

Fonte: imasters.com.br