Anamaco realiza Seminário Brasileiro de Material de Construção

A Anamaco promoveu nessa terça-feira, 15 de março, no hotel Holliday Inn, em São Paulo, o Seminário Brasileiro de Material de Construção, um dos acontecimentos mais esperados pelos varejistas, dentro da 20ª edição da Feicon Batimat, maior evento da construção civil da América Latina. O tema principal do seminário foi “Perspectivas e Projeção da Economia no Brasil e suas Tendências para 2011”.

O seminário, que reuniu varejistas, arquitetos, jornalistas e membros da indústria, teve início com o discurso do Conselho Diretor da Anamaco Getúlio Nogueira de Sá, que deu as boas-vindas e comentou sobre as expectativas positivas do segmento. “Para esta edição, buscamos trazer o máximo possível de informações para que vocês saiam daqui com conhecimento adquirido sobre o que está acontecendo no nosso setor e as tendências de mercado internacionais” declarou Getúlio.

Em seguida, teve então início a palestra da Dra. Tânia Gurgel, contadora, advogada tributária e analista de sistema, atuando também na área de previdência e especialista em SPED, sobre a “Obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica”, que esclareceu aos varejistas sobre suas dúvidas quanto aos procedimentos de cruzamento de dados do fisco. “É preciso estarmos atentos, investirmos em tecnologia, organização e capacitação para que erros não ocorram”, disse.
Sua explanação foi seguida pela apresentação da palestra principal da manhã, ministrada pelo economista Fernando Honorato Barbosa, sobre a atual conjuntura da economia brasileira. Entre os principais pontos abordados, estiveram uma análise da atual situação econômica brasileira em comparação com o cenário internacional e as perspectivas e projeções da economia do nosso país para curto, médio e longo prazo.

As tendências internacionais do varejo foram apresentadas pelos dois últimos palestrantes. A jornalista Evelyn Rodrigues apresentou as novidades da 100ª edição da NRF – National Retail Federation – principal evento de varejo do mundo, que aconteceu em Nova Iorque, em janeiro passado. “Os assuntos mais discutidos na NRF este ano foram a era mobile, sustentabilidade e a mudança de perfil do consumidor”, disse Evelyn. “O consumidor de hoje é o mais exigente da história, ele faz pesquisa de preço online e ele chega na sua loja já sabendo exatamente o que quer, por isso o varejista deve saber como trata-lo muito bem, não adianta enrolar. Além disso ele quer tratamento diferenciado e produtos de qualidade. Ele não se importa se tem um bolso limitado”, acrescentou.

A segunda apresentação sobre o que está acontecendo no varejo internacional foi apresentada por Eugenio Foganholo, executivo que liderou a missão brasileira na Euroshop 2011, no início do mês. Eugênio apresentou vídeos e fotos das principais novidades encontradas na feira. “Os manequins pareciam pessoas, tinham movimento, piscavam, falavam, e, de acordo com a proposta do estande até esquiavam.Também vimos muito uso de led e de iluminação especial na exposição dos produtos, e vídeos que promoviam os produtos nas gôndolas, outra tendência muito forte no varejo internacional”, explica Foganholo.

O evento terminou com o pronunciamento do presidente da Anamaco Cláudio Conz, que agradeceu a presença de todos e disse que o setor de material de construção deve crescer 8,5% em 2011. “Estamos vindo de uma série histórica de crescimento e sabemos que os desafios ainda são muitos, mas que o nosso setor vai continuar contribuindo com o crescimento do nosso país”, finalizou.

Parceiros do Seminário Brasileiro de Material de Construção 2011: BRADESCO, DECA, PADO, EUCATEX, EUCAFLOOR, GERDAU

Apoio: FEICON BATIMAT, REED EXHIBITIONS/ALCANTARA MACHADO, REVISTA ANAMACO

Fonte: http://www.anamaco.com.br/boletim_anamaco.php?cod=2755

This Post Has One Comment

  1. Rita

    Insisto que a Dra. Tânia deveria se candidatar a um cargo eletivo para representar os interesses do contribuinte brasileiro, defendendo as empresas dos absurdos fiscais (excesso da carga tributária e da burocracia) as quais estão submetidas.

    Pense nisso Dra. Tânia: precisamos de alguém com seu conhecimento e iniciativa legislando pela justiça fiscal no Brasil!

Comments are closed.