As 1.151 ações de fiscalização no Paraná sobre Pessoas JurídicasPessoas Físicas, na área de tributos internos, realizadas pelaReceita Federal, geraram autos de infração envolvendo  que somaram R$ 2.413.206.692.

Outras 619 fiscalizações estavam em andamento em 30 de setembro de 2011. A informação é da Superintendência Regional daReceita Federal do Brasil na 9ª Região Fiscal – Paraná e Santa Catarina e foi divulgado na última quinta-feira (20).

De acordo com a Receita, até 30 de setembro de 2011, foram encerradas ainda 1886 diligências, e outras 740 estavam em andamento. As diligências são ações da fiscalização da Receita Federal do Brasil que não resultam diretamente em autos de infração, mas são importantes para dar base à cobrança dos, já que se destinam a investigar atos e fatos que quase sempre envolvem  com o objetivo de .

Nos nove primeiros meses do ano, foram formalizadas 1.461 para fins penais no Paraná. Essasrepresentações são feitas pelos fiscais sempre que, no exercício do direito e dever de , deparam-se com fatos que constituemcrime. Além de cobrar as contribuições e impostos devidos, o fiscalemite uma “ para Fins Penais” a ser encaminhada ao Ministério Público (MP), que, com base nessa representação, verifica a possibilidade de oferecer denúncia também na área criminal contra ocontribuinte envolvido.

As principais categorias de Pessoas Físicas fiscalizadas no Estado, até setembro de 2011, foram:

  • gerentesdirigentes de empresa, 
  • funcionário públicoaposentado
  • profissional liberal
  • profissional de  e de outra natureza e
  • autônomo.

Os principais setores econômicos fiscalizados foram:

Atendimento

Ainda no período citado, a Receita Federal do Brasil atendeu pessoalmente 1.027.008 contribuintes no Paraná. Esse número significa médias aproximadas de 114.112 contribuintes por mês e 5.187 por dia útil. Não estão incluídos os  prestados nas unidades aduaneiras (portosaeroportosfronteiras), exceto os no Centro de Atendimento ao Contribuinte da Alfândega do Porto de Paranaguá.

Aproximadamente 95,8 % dos atendimentos pessoais prestados pela Receita Federal do Brasil, no Paraná, são conclusivos, significando que o contribuinte resolve sua pendência já na primeira vez, sem precisar retornar.

Fonte: ODiario.com