Videos fotos Downloads
Twitter Facebook LinkedIn Yelp Email
Tânia Gurgel
  • Home
  • Quem sou
  • Categorias
    • Area Fiscal
    • Artigo
    • Contabilidade
    • Direito Empresarial
    • Institucional
    • Links Úteis
    • Recursos Humanos
    • Trabalhista / Previdenciário
    • Consultoria Empresarial
    • Direito Tributário
    • Notícias Relevantes
    • SPED
    • Depoimentos
  • Blog
  • Contato

Comércio Exterior, PIS/PASEP, COFINS, IRPJ, INSS e IPI – Brasil Maior – Benefícios fiscais – Retificação

Home Blog Area Fiscal Comércio Exterior, PIS/PASEP, COFINS,…
  • 6 de agosto de 2011
  • Area Fiscal

Foi retificada no DOU de 5 de agosto de 2011 a Medida Provisória nº 540 de 2011, relativamente aos seguintes aspectos:

INSS patronal sobre folha de pagamento – TI, TIC, vestuários, calçados, móveis,  artefatos têxteis e congêneres

A retificação acrescentou ao art. 8º os códigos 63.01 a 63.05, 9404.90.00 e os Capítulos 61 e 62 da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados – TIPI (cobertores, mantas, roupas de cama, cortinas, sacos para embalagens, suportes para camas, artefatos têxteis, dentre outros), estendendo aos fabricantes destes itens, a alíquota de 1,5% sobre o valor da receita bruta, excluídas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos, em substituição da alíquota patronal de INSS de 20% sobre a remuneração dos segurados empregados, trabalhadores avulsos e contribuintes individuais. 

Também foi retificado o art. 9º que dispõe sobre regras para apuração de base de cálculo, vencimento e obrigações acessórias, para restringir sua aplicação somente para as contribuições previdenciárias.  

COFINS – Importação – Acréscimo de alíquota

Por meio de alteração no art. 8º da Lei nº 10.865 de 2004, foi acrescido o § 21 tratando sobre um acréscimo de 1,5 (um inteiro e cinco décimos) à alíquota da COFINS-importação na hipótese de importação de diversos bens, relativos a vestuário e seus acessórios (de plástico, de couro, têxteis, de papel), artefatos têxteis, calçados, chapéus, baús, malas, bolsas, mobiliário (móveis), dentre outros.

Pela retificação foram acrescidos os códigos 63.01 a 63.05, 9404.90.00 e os Capítulos 61 e 62 (cobertores, mantas, roupas de cama, cortinas, sacos para embalagens, suportes para camas, artefatos têxteis, dentre outros).

Essa disposição entra em vigor em 1º de dezembro de 2011.

Para mais informações, e para ver o Informativo tratando de todos os assuntos abordados na MP, veja a Medida Provisória nº 540 de 2011.

Equipe FISCOSoft

beneficios fiscaisbrasil maior
Compartilhe
  • Tweet
  • Like
  • Plus one
  • Pin It
  • Share
Artigos relacionados

Encerra Sexta-Feira (31/08) Prazo para Entrega da DECRED, DIF – Papel Imune e DIMOF

DECRED, DIF – Papel Imune e DIMOF Encerra nesta próxima…

Dispõe sobre os procedimentos de cadastramento no Registro Informatizado de despachantes aduaneiros e ajudantes de despachante aduaneiro

Ato Declaratório Executivo Coana nº 16, de 8 de junho…

Paraná vai excluir 437 empresas do Simples Nacional

Atualmente, no Paraná, há 240 mil empresas amparadas pelo Simples…

Menu
  • Home
  • Institucional
  • Temas de Palestras
  • Depoimentos
  • Fotos
  • TAF Consultoria
  • Cases de Sucesso TAF
  • Área Fiscal
  • Artigos
  • Consultoria Empresarial
  • Contabilidade
  • Direito Empresarial
  • Direito Tributário
  • Direito Trabalhista
  • Recursos Humanos
  • SPED
  • Notícias Relevantes
  • Notícias Diárias
  • Downloads
  • Vídeos
  • Links Úteis
  • Sobre Nós
  • Webinar ao Vivo Com Tânia Gurgel, Tiago Nascimento e Jorge Campos
  • Blog
  • palestras
  • Fotos
  • Artigos
  • Área Fiscal
  • Consultoria Empresarial
  • Contabilidade
  • Direito Empresarial
  • Direito Tributário
  • Recursos Humanos
  • SPED
  • Downloads
  • Vídeos
  • Links Úteis
  • Contato
  • Quem sou
  • Inscrição
  • Depoimentos

Artigos Recentes
  • TJSP lança projeto-piloto de intimações judiciais por WhatsApp
  • Percentual de presunção aplicável às obras e serviços de construção civil, instalação e manutenção de sistema central de ar-condicionado
  • Alerta de golpe eSocial email a empregadores #taniagurgel
  • Cartilha de Combate às Fraudes Fiscais e Tributárias orienta pessoas físicas e jurídicas a não caírem em golpes
  • DERE: nova obrigação acessória para regimes específicos será devida com a Reforma Tributária #taniagurgel
  • Empresas fabricantes de alguns dos produtos classificados na Tabela TIPI terão a contribuição previdenciária calculada sobre a receita bruta
  • STJ libera Ricardo Eletro da obrigação de pagar ICMS
Tânia Gurgel 2015 - Todos os direitos reservados - Densenvolvido por: Marketing Contábil