De acordo com o levantamento, apenas 38% dos brasileiros que fazem compras em países europeus solicitam o reembolso dos impostos pagos
Estudo divulgado nesta quarta-feira pela Global Blue, companhia especializada em informações sobre gastos e compras internacionais, revelou que brasileiros que fazem compras na Europa deixam de economizar anualmente 51 milhões de euros em impostos.
De acordo com o levantamento, apenas 38% dos brasileiros que fazem compras em países europeus solicitam o reembolso dos impostos pagos. Em 2011, brasileiros que utilizaram o serviço de reembolso gastaram 208 milhões de euros em compras – 15% desse montante foi economizado com a solicitação do reembolso, o chamado “tax-free”.
Apesar da baixa adesão ao reembolso, a Global Blue diz que o Brasil está entre os 10 países cujos consumidores mais utilizam o serviço de tax-free na Europa. Em 2011 houve um aumento de 26% da solicitação do reembolso em relação ao ano anterior.
Considerando o período desde 2009, as compras de brasileiros que tiveram restituição de impostos no exterior mais do que dobrou, passando de 98 milhões de euros para 208 milhões de euros.
O estudo da Global Blue revelou também que, em 2011, os consumidores brasileiros realizaram uma média cinco viagens ao exterior.
Marcio Dolzan, especial para a Agência Estado