Por Jacilio Saraiva | Para o Valor, de São Paulo
Pequenas e médias empresas das áreas de construção civil, varejo e comércio eletrônico desenvolvem produtos e serviços inovadores para brigar com a concorrência. A Hydronorth criou uma resina para telhados que promete reduzir a temperatura interna das construções. A Compacta Print lançou 60 máquinas para produzir estampas, pizzas e doces. A novidade recente é um equipamento que entrega, em uma hora, até 300 pares de sandálias de borracha.
As estratégias para driblar os concorrentes incluem prever demandas do mercado e agir rapidamente para tirar as boas ideias do papel. Para isso, os empreendedores investem no desenvolvimento permanente de produtos e estimulam um fluxo de comunicação e de criação de novos projetos entre os funcionários. A curiosidade e o interesse dos sócios em novas invenções também são determinantes.
A paranaense Hydronorth, da área de tintas e impermeabilizantes, desenvolveu uma resina acrílica para impermeabilização e proteção de telhas, conhecida com “telhado branco”. “O produto, criado em 2010, é a nossa maior aposta para os próximos anos”, diz o vice-presidente Matheus Góis. O material consumiu um ano de pesquisas, com funcionários focados no desenvolvimento da novidade, que promete reduzir a temperatura de ambientes em até 5° C.
Compacta Print tem um equipamento que entrega, em uma hora, até 300 pares de sandálias de borracha
“A facilidade também consegue gerar uma economia de 15% no uso de ar condicionado”, diz. Em fase piloto de vendas, foi comprada por construtoras, hotéis e indústrias. A Hydronorth angariou o apoio de grandes companhias, como a Dow e Rhodia, na concepção do produto. “É a inovação que nos levará a patamares mais elevados de mercado. Esse é o caminho para se diferenciar”, afirma. Este ano, a empresa vai lançar uma linha de impermeabilizantes para pisos e madeiras.
Segundo Góis, a maior barreira para o crescimento das empresas inovadoras é a necessidade de enfrentar a concorrência e, ao mesmo tempo, alocar tempo, pessoas e recursos no desenvolvimento de produtos. “O segredo é saber entender as demandas futuras para agir com mais rapidez na criação de soluções”.
A empresa faturou R$ 114,5 milhões em 2011 e a expectativa é chegar a R$ 125 milhões em 2012. Este ano, planeja investir R$ 4,2 milhões na compra de veículos, equipamentos e na modernização da fábrica. O aporte é 400% maior que o valor aplicado em 2011.
Na Compacta Print, com fábrica em São Paulo, a tradição de fabricar equipamentos para pequenos empreendedores começou há 20 anos, com unidades para a criação de estampas. Hoje, a nova aposta é um equipamento para a produção de sandálias de borracha, lançada no início do ano. O catálogo da companhia ainda tem 60 invenções para a fabricação de fraldas, pizzas, sacolas e doces.
“Faturamos R$ 20 mil em 2011 e a estimativa é bater a meta de, pelo menos, R$ 25 mil, em 2012″, diz o gerente de marketing Victor Cortez. “Vamos investir na criação de novas máquinas e na expansão internacional”.
Segundo o executivo, os inventos surgiram da pesquisa e da curiosidade do presidente da empresa, Edson Cortez, pai de Victor, que aprendeu mecânica, elétrica, química, física e desenho, sem nunca ter frequentado uma universidade. “Os principais entraves são a falta de uma legislação que ofereça incentivos aos pequenos e médios empresários, nossos principais clientes, e a alta carga tributária”.
No site RevelaWeb, o diferencial inovador é oferecer serviços de revelação de fotos digitais pela internet. No ano passado, faturou R$ 4,9 milhões e pretende fechar o ano com R$ 8 milhões de faturamento. “Vamos investir em um novo site e lançar cerca de 30 novos produtos e serviços”, diz o sócio-fundador André Biscegli, que comanda 30 colaboradores. O endereço eletrônico permite aos consumidores criar sacolas, camisetas e canecas com as imagens, sem sair de casa.
Em 2012, o plano de Biscegli é investir cerca de R$ 1 milhão em TI e equipamentos de produção, como impressoras e prensas. O recurso é 30% maior que o valor investido no ano passado. A empresa revela de 60 mil a 70 mil imagens ao dia, com picos de 110 mil fotos nos períodos de férias.
O negócio não teve apoio público ou de outras empresas para deslanchar. “Sempre pesquisamos novas tecnologias e as necessidades dos clientes. Como já temos um grande mix de produtos, conseguimos inserir, aos poucos, novas opções de serviços”. Uma das apostas é um aplicativo de celular para envio e impressão de fotos.
Também no mercado digital, o Busca Descontos aproveitou a expansão dos sites de promoções para reunir, em um só endereço eletrônico, cupons de desconto dos principais varejistas on-line. Tem 12 milhões de usuários cadastrados e atende mais de 200 lojas, no Brasil e nos Estados Unidos, segundo o CEO Pedro Eugênio. Criada em 2006, a empresa de 40 funcionários espera um crescimento de 100% nos negócios ante 2011.
Eugênio apoia promoções virtuais como o “Black Friday”, com descontos de até 70%, durante 24 horas. Em 2011, foram R$ 100 milhões em vendas, num único dia, 88% a mais do que em 2010, segundo a consultoria e-bit. Nos EUA, o “Black Friday” acontece na sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças, em novembro, para zerar os estoques antes do fim do ano. “Negócios inovadores não são apenas os que têm grandes ideias, mas aqueles que as colocam em prática e de forma rápida”, diz Eugênio.
Fonte: Valor Econômico / fenacon.org.br