O Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e) é apenas um passo para o salto final, que é a implantação do processo virtual ou eletrônico, o nosso grande sonho”, afirma o secretário estadual da Fazenda, Silvano Alencar, durante a palestra organizada pela Sefaz e o Conselho Regional dos Contabilidade (CRC-Pi), ontem (27-06), para esclarecer esse novo “portal” de serviços e comunicações eletrônicas da Sefaz, o DT-e, que visa facilitar a vida dos contribuintes.Um outro futuro avanço para quem aderir ao DT-e é a possibilidade de parcelar débitos por meio do sistema de autoatendimento da Sefaz-SIAT Web, e a previsão é que esse benefício comece a valer ainda no segundo semestre desse ano, provavelmente, a partir do mês de agosto.Durante o evento, o presidente do CRC, Elias Dib Caddah Neto, destacou a importância da palestra sobre o DT-e para os profissionais que atuam na contabilidade das empresas. “A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e o Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e) já fazem parte de um caminho sem volta, que é a modernização, então temos que estar atentos a esse processo e preparados para utilizar essas ferramentas, principalmente aquelas pessoas responsáveis pela contabilidade”, afirma Elias.Segundo o vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRC-Pi, José Corsino Raposo Castelo Branco, a Sefaz é um dos órgãos que sempre está disponível a ajudar o CRC a tirar dúvidas da classe. “Só temos a agradecer pela parceria”, comenta Corsino. Ele também informa que o CRC já qualificou mais de 5.204 pessoas apenas nesse primeiro semestre de 2012.Auditor fiscal da Fazenda Estadual esclarece dúvidasO auditor fiscal da Fazenda Estadual, Anísio Soares, explicou, detalhadamente, todas as funcionalidades do SIAT-Web e da sua mais nova ferramenta de comunicação eletrônica (DT-e), que entra em vigor a partir do dia 01 de julho.Inicialmente, serão obrigados a fazerem o credenciamento no SIAT Web para terem acesso ao DT-e, os contribuintes cadastrados no Regime de Recolhimento Correntista, Substituído ou Retenção na Fonte. Os contribuintes já cadastrados no SIAT Web também terão acesso ao DT-e, independente do regime de recolhimento.A Sefaz poderá utilizar essa comunicação eletrônica para, dentre outras finalidades: cientificar o sujeito passivo das obrigações tributárias e não tributárias de qualquer tipo de atos administrativos; encaminhar notificações e intimações, publicar editais; e expedir aviso em geral.
Fonte: Fiscosoft
O Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e) é apenas um passo para o salto final, que é a implantação do processo virtual ou eletrônico, o nosso grande sonho”, afirma o secretário estadual da Fazenda, Silvano Alencar, durante a palestra organizada pela Sefaz e o Conselho Regional dos Contabilidade (CRC-Pi), ontem (27-06), para esclarecer esse novo “portal” de serviços e comunicações eletrônicas da Sefaz, o DT-e, que visa facilitar a vida dos contribuintes.
Um outro futuro avanço para quem aderir ao DT-e é a possibilidade de parcelar débitos por meio do sistema de autoatendimento da Sefaz-SIAT Web, e a previsão é que esse benefício comece a valer ainda no segundo semestre desse ano, provavelmente, a partir do mês de agosto.
Durante o evento, o presidente do CRC, Elias Dib Caddah Neto, destacou a importância da palestra sobre o DT-e para os profissionais que atuam na contabilidade das empresas. “A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e o Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e) já fazem parte de um caminho sem volta, que é a modernização, então temos que estar atentos a esse processo e preparados para utilizar essas ferramentas, principalmente aquelas pessoas responsáveis pela contabilidade”, afirma Elias.
Segundo o vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRC-Pi, José Corsino Raposo Castelo Branco, a Sefaz é um dos órgãos que sempre está disponível a ajudar o CRC a tirar dúvidas da classe. “Só temos a agradecer pela parceria”, comenta Corsino. Ele também informa que o CRC já qualificou mais de 5.204 pessoas apenas nesse primeiro semestre de 2012.
Auditor fiscal da Fazenda Estadual esclarece dúvidas
O auditor fiscal da Fazenda Estadual, Anísio Soares, explicou, detalhadamente, todas as funcionalidades do SIAT-Web e da sua mais nova ferramenta de comunicação eletrônica (DT-e), que entra em vigor a partir do dia 01 de julho.
Inicialmente, serão obrigados a fazerem o credenciamento no SIAT Web para terem acesso ao DT-e, os contribuintes cadastrados no Regime de Recolhimento Correntista, Substituído ou Retenção na Fonte. Os contribuintes já cadastrados no SIAT Web também terão acesso ao DT-e, independente do regime de recolhimento.
A Sefaz poderá utilizar essa comunicação eletrônica para, dentre outras finalidades: cientificar o sujeito passivo das obrigações tributárias e não tributárias de qualquer tipo de atos administrativos; encaminhar notificações e intimações, publicar editais; e expedir aviso em geral.
Fonte: Fiscosoft