DCI – Diário Comércio Indústria & Serviços

O total de arrecadado fazer Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos estados nordestinos uma continuação Crescer, percentualmente, Mais Que faça o Recolhimento no Brasil. Pelos Dados preliminares divulgados Pelo Conselho Nacional de Política Fazendária ( Confaz), ESSE Avanço possibilitou Que não Passado Ano A Região si tornasse uma Segunda Maior losarrecadação , AO ultrapassar um Pela Primeira Vez Sul nd Série Histórica.

Enquanto a Região Nordeste registrou Recolhimento de R R $ 65.150 bilhões in 2011 , o Montante da Região sulista FOI de R $ 47,979 bilhões. Pará especialistas, uma Explicação vai DESDE uma Maior Distribuição de Renda, Passando Pelo Crescimento Econômico Mais expressivo nd Primeira Região, comeu como consequencias da Chamada Guerra fiscal .

A advogada Priscila Calil, socia fazer Advogados PLKC, Acredita Que, SE Confirmado preliminares OS numeros do Confaz , Incentivos Fiscais concedidos OS, principalmente, pelos estados nordestinos, podem servi hum Fatores Dos Grandes fazer aumento da arrecadação de ICMS. “Esses da Benefícios motivam uma ida de varias Empresas à Região Nordeste. YET MAiS estados ¿Qué mínimos do Sul tambem concedam cessos Incentivos, Que São ilegais, o desempenho da Economia do Nordeste TEM SIDO Mais atrativo “, uma justificação Especialista.

Pará ELA, OS estados nordestinos continuaram um aumento apresentar Recolhimento do ICMS fazer POR Meio da Concessão desses Benefícios, Que culminam nd Guerra fiscal , si nao houver UMA Verdadeira Reforma tributária . “Decisões do STF [Supremo Tribunal Federal] si referem um Caso CADA. E São varias situações in Opaco Incentivos inconstitucionais São oferecidos. A proposta de tornar uma alíquota de ICMS Única nd Entrada de Mercadorias nenhuma País PoDE Ser hum Primeiro Passo, Mas Só UMA Reforma Ampla resolverá ESSA Disputa fiscal “, argumentativo Priscila Calil.

JA parágrafo Max Roberto Bornholdt, advogado Sócio do Escritório Bornholdt Advogados e ex-secretario da Fazenda de Santa Catarina , a Guerra fiscal nao e Responsável Pelo aumento da Participação do Nordeste nd arrecadação do ICMS, e nd diminuição no Sul. “Na Verdade, houve aumento de arrecadação Tanto no Nordeste não QUANTO Sul, Mas enquanto não o aumento Sul FOI POR Menor Conta da desaceleração da Economia, não houve Nordeste UMA Expansão do Mercado e tambem UMA Melhoria de Renda nd População “, Diz.

Adriano Gomes, professor de Finanças do Curso de Administração da ESPM, tambem entende Que uma Participação Maior do Nordeste não Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e Que TEM ESSE possibilitado aumento nd arrecadação . “O deslocamento de parágrafo Sul Nordeste estabele ocorrendo. Ais de Basta mínimos Indicadores Econômicos. Dados do sistema operacional do Confaz, mesmo Que preliminares, podem Confirmar ISSO “, Afirma. “Uma jibóia notícia E ¿Qué A Região nordestina dez crescido Pela Forca ¿Qué O Governo Federal proporcionou NAS ultimas gestões Duas. O Lado Ruim e Que o esquecido Sul foi. Houve UMA Queda da Renda da População e Menos Investimentos nsa estados “, Ressalta o professor.

Para ele, a Tendência e de Avanço no Nordeste, Mas Políticas Econômicas temperatura Que Ser feitas in prol de TODO o País.

Entre regioes

Comparado a 2010 , uma arrecadação realizada pelos estados nordestinos Teve hum acréscimo de 59,41%, de R $ 40, 870 bilhões, Maior faça ¿Qué A Nacional mídia, Cujo aumento FOI De 18,87%, AO passar de R $ 270.726 R bilhões n R $ 321.825 bilhões. No Sul, EM 2011 , houve alta de 13,89%, de R $ 42.129 R bilhões, Dados Segundo mínimos do Confaz .

Outra Região de Destaque e o Norte, AO apresentar Expansão de 16,96% do Acumulado de 2010par o mesmo Período de 2011 , AO passar de R $ 15,506 bilhões par R $ 18,136 bilhões. O Recolhimento de ICMS sem Centro-Oeste subiu de 22.748 bilhões par US $ 26,298 bilhões R, o Que equivale uma alta de 15,61 UMA%.

O Sudeste ainda A Região Que Mais arrecadação sem País, MAS preliminares pelos Dados doConfaz , o Crescimento FOI o Menor: 9,89%, par R $ 164.261 bilhões, Nessa MESMA base de comparação de.

Fonte: DCI / SP via http://www.portalcontabilsc.com.br/