Os resultados podem ser buscados através de simples consultas, eliminando o retrabalho.

Luciano Cirino Feliciano

Com a chegada da informática, os dados passaram do papel, para arquivos eletrônicos, criando um novo processo de controle. A Contabilidade passou a ser um portal, onde tudo o que entra ou sai da empresa através de notas fiscais, devem ser registrados em seu sistema contábil para futuras analises obrigatórias, que são verificadas anualmente pelo governo.

A Contabilidade tem sua importância no contexto evolutivo dentro das organizações empresariais, praticando o estudo das funções de controle e de registro dos atos e fatos que acontecem dentro de uma empresa. Os resultados podem ser buscados através de filtros, que podem ser acessados com grande facilidade, isso é feito por meio de registros contábeis dos fatos e das respectivas demonstrações dos resultados produzidos.

Podemos dizer que não existe controle administrativo que não envolva Contabilidade, toda empresa necessita por lei ter seu controle contábil.

Fornecer informações econômicas para diferentes tipos de usuários, como: logística, fornecedores, compras, governo, bancos, contas a pagar. Com o objetivo de permitir a cada grupo principal de usuários a verificação da situação econômica financeira da entidade, de forma momentânea e congelada, realizando indicadores futuros.

A Contabilidade mede o resultado das empresas avalia o desempenho dos negócios, dando diretrizes para as tomadas de decisões.

A cada ano a Contabilidade vem evoluindo proporcionando aos seus usuários informações com mais precisão através dos sistemas de Contabilidade (como RM TOTVS), patrimônio, contas a pagar, contas a receber. Com apenas um lançamento contábil no sistema de Contabilidade geramos os livros, diário e razão, balancete de verificação coisa que no passado era meramente impossível nessa velocidade.

Existem informações que são tão difíceis de serem indicadas nas Demonstrações Contábeis como, por exemplo: taxas de juros, mudança de critério contábil, taxas de depreciação do ativo imobilizado e etc. Essas informações são demonstradas nas Notas Explicativas.

Portanto a Contabilidade é um instrumento necessário para todas as entidades e também para as pessoas físicas ajudando no processo de tomada de decisões de pequenos e grandes negócios e controle.

A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os, sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.

Fonte: Administradores.com.br