Contadores Que Fizeram Historia

PREPARAMOS A LISTA DOS 12 MAIORES CONTADORES INFLUENTES QUE FIZERAM E FAZEM HISTÓRIA  #LEGISWEB
1- João Lyra Tavares
Responsável por criar o Dia do Contabilista, desempenhava várias funções como professor, economista, deputado, senador e criador de diversos artigos.
Em 1914 foi responsável por estudar a reorganização da Contabilidade do Tesouro Nacional. Suas contribuições foram essenciais para o cenário contábil, já que sempre ressaltou os benefícios que o país poderia alcançar perante o reconhecimento de uma classe de contadores públicos, além de defender a criação do Registro Geral dos Contabilistas Brasileiros
João Lyra foi eleito Presidente do Supremo Conselho da Classe dos Contabilistas Brasileiros em 1926

2- Luca Bartolomeo de Pacioli
Monge Francisco que ficou conhecido como pai da contabilidade moderna. Sua principal teoria contábil está relacionada ao débito e crédito correspondentes aos números positivos e negativos, uma teoria que revolucionou o mundo, sendo posteriormente aceito de forma universal. Além de publicar um brilhante trabalho sobre o sistema de dupla entrada de contabilidade, ou seja, a definição de conta para ser debitada e creditada.

3- Roberto Dias Duarte
Referência a contadores nos dias atuais, professor e escritor que disponibiliza diversos conteúdos em seu canal no YouTube, já realizou 550 palestras em mais de 27 estados do Brasil, entre os seus principais assuntos discutidos está o SPED contábil.

4- Eliseu Martins
Foi o principal responsável por reformular o currículo do curso de Ciências Contábeis no Brasil na década de 80.
Em 1979 publicou a tese “Aspectos do lucro e da alavancagem financeira no Brasil”
Em 1985 começou a fazer parte do Conselho Federal de Contabilidade, ajudando o país a refletir melhor sobre a profissão de contador.

5- Antônio Lopes de Sá
Foi o escritor que mais editou artigos e livros em nosso país e na Itália, contemplado com o Prêmio João Lyra Tavares — o de maior prestígio para um contador brasileiro. Foi responsável por coordenar nove congressos internacionais, criando também a maior corrente científica sobre contabilidade, e representou o País no Conselho Econômico e Social da ONU. Seu nome é referência internacional quando mencionado o Prêmio de Produção Científica em Contabilidade.

6- Ana Maria Elorrieta
ex-presidente da diretoria nacional do Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil).
Foi reeleita membro oficial do Conselho da Federação Internacional de Contadores, o IFAC.

7- Warren Allen
Esteve presenta na IFAC durante 6 anos, sendo hoje a atual presidente.
Na Nova Zelândia, também foi presidente e membro do Instituto de Revisores Oficiais de Contas.

8- Edgard Madruga
Professor e Auditor. Administrador de Empresas, pós-graduado em Informática Pericial. Especialista em Empreendedorismo Tributário e Inovação Fiscal.
Coordenador do MBA em Contabilidade e Direito Tributário e do MBA em Administração e Contabilidade Pública, Ambos do Instituto de Pós Graduação – IPOG.
Co-autor do livro SPED e Sistemas de Informação e do livro Contabilidade e Gestão de Tributos, ambos da da editora Fiscosof e colaborador do livro Big Brother Tax do professor Roberto Dias Duarte.

9- Fellipe Guerra
É contador, consultor empresarial e especialista em SPED, mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará – UFC.
Atual Vice Presidente de Desenvolvimento Profissional no CRC/CE (2016/2017).
Doutorando em Ciências da Informação com ênfase em Sistemas de Informações Tributárias pela Universidade Fernando Pessoa em Portugal.
Tributarista Formado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – IBPT.
Professor do MBA em Contabilidade e Direito Tributário do IPOG onde ministra aulas em vários estados brasileiros.

10- Tânia Gurgel
Professora de Pós Graduação, Analista de Sistema, Contadora e Advogada Tributarista;
Sócia da TAF Consultoria Empresarial, experiência de 36 anos em empresas nacionais e internacionais, dos quais, 30 anos em Controladoria, TI, Inteligência Fiscal e Tributária;
Vasta experiência no desenvolvimento de novos negócios, análise do impacto dos Tributos na empresa e nos produtos e cruzamento de informações fiscais digitais;
Coordena a Comissão de SPED e NF-e pela OAB/SP em 2013 a 2018;
Membro da Academia Brasileira de Direito Tributário (ABDT), da Associação Brasileira de Advocacia Tributária (ABAT), da Associação Paulista de Estudos Tributário (APET).
Presidente da Comissão de Direito Tributário da 102ª Subsecção da OAB de São Paulo de 2004 até 31/12/2009;

11- Jorge Campos
Contador com mais de 30 anos de experiência, Jorge Campos é um dos maiores ícones do SPED no Brasil e também um grande especialista nas áreas fiscal e tributária, com participação ativa desde 2006 no GT48 (Grupo de Trabalho que discute os aspectos legais e operacionais do SPED).

12- Zenaide Carvalho
Contadora, Administradora, especialista em Auditoria e Controladoria, desenvolvedora de conteúdos para treinamentos presenciais e online. Autora de livros, dentre eles “eSocial – Guia Prático para Implantação”. Ministra treinamentos em todo o Brasil e mantém o Blog da Zê desde 2007, com dicas e informações da área trabalhista e previdenciária empresarial.
É Diretora Executiva da Nith Treinamentos, empresa fundada em 2005 e especializada em Treinamentos para DP/RH.

fontes: portal.blbbrasilescoladenegocios, contabilnews,

https://www.facebook.com/LegisWeb.Perfil?hc_ref=ARTZhw7JkLuwBHwYMxOolOHSbYAmoSxmaK7hhf4eHh5VPkj4ttpkDhM4tEvwcV1muU0&fref=nf&pnref=story