São Paulo – A Petrobras, a Vale e a Volkswagen venceram a nona edição do Prêmio DCI como as líderes nacionais mais admiradas do País em 2011, de acordo com 1.794 empresários, executivos e economistas que votaram entre 1º de novembro de 2010 e 1º de outubro de 2011. Elas serão premiadas hoje em São Paulo ao lado de outras 27 empresas eleitas líderes setoriais. A estatal Petrobras consolida sua liderança, em termos nacionais, praticamente na mesma medida em que mantém firme o propósito de enterrar o equivalente a US$ 400 bilhões no mar mais profundo da costa brasileira para chegar à liderança global de petróleo e gás natural.
Até 2020 ela quer ser uma das cinco maiores empresas de energia do mundo com o fortalecimento da integração e retomada da posição na petroquímica, a ampliação da participação em biocombustíveis e a expansão dos investimentos em inovação, tecnologia e recursos humanos.
Outra mineradora que conquistou e manteve na crise a sua posição de líder global no minério de ferro, a Vale, é outra unanimidade quando, como empresa mais admirada de capital nacional. “Esta premiação é muito importante para nós. Reflete o reconhecimento de que a empresa está no rumo certo”, afirma o presidente da Vale, Murilo Ferreira.
A empresa estrangeira mais admirada em 2011 é a montadora alemã Volkswagen, que desta vez ultrapassou líderes globais instaladas no País mais frequentes na indicação dos eleitores da Pesquisa DCI como a Nestlé e a Google. “Para nós é um orgulho sermos escolhidos pelos empresários como a mais admirada”, afirma o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall. Ele comentou que, em 2011, iniciou-se um processo no País de uso de novas plataformas, inclusive eletrônicas, e de motores mais eficientes para tornar a linha da Volkswagen mais inovadora.
Fonte: DCI