O Android, sistema operacional do Google para dispositivos móveis, já começa a experimentar os males do crescimento. Dezenas de milhares de pessoas que baixaram aplicativos da loja virtual Android Maket em seus smartphones agora estão sentido o gosto amargo da desilusão, pois estes foram infectados com programas maliciosos, criados com o propósito de roubar informações.

De acordo com a empresa de segurança Lookout Mobile Security, foram encontrados 55 aplicativos contaminados na loja do Android. Um dos software maliciosos em questão chama-se DroidDream, o mesmo nome de um dos modelos de smartphone equipados com o Android. Ele vem escondido em alguns aplicativos para o sistema operacional, como o Bowling Time, Chess e Super Guitar Solo. A companhia explica que os malware não funcionam automaticamente, mas são instalados assim que o aplicativo é acionado pela primeira vez.

 No momento em que começa a ser executado, o DroidDream acessa as configurações de segurança do Android e as desliga, fazendo com que o malware tenha acesso a informações pessoais dos usuários. O vírus é programado para procurar um pacote específico, chamado com.android.providers.downloadsmanager. Caso não o encontre, o programa automaticamente libera malware para explorar o sistema operacional do smartphone.

A Lookout descobriu o problema na terça-feira, 1º, mas ainda não conseguiu identificar o propósito do DroidDream ou do segundo vírus que ele libera caso não ache o que está programado para encontrar.

As infecções revelam uma certa vulnerabilidade do Android e da preferência que os hackers têm dado a ele – o amplo número de celulares equipados com o sistema operacional o torna o um excelente meio de difusão do vírus.

O Google foi notificado da infecção e, na quarta-feira, 2, excluiu os aplicativos. As falhas de segurança do Android, segundo a Lookout, foram corrigidas pela empresa de buscas por meio de patchs. O Google não emitiu nenhum comunicado oficial sobre o problema. 

 Da Redação – TI INSIDE Online