IBPT, entidade que é referência no Brasil em planejamento tributário, lança a ferramenta WikiIRPJ que permite ao contador tirar suas dúvidas em relação ao lucro real, presumido e arbitrado.
Visando esclarecer as dúvidas de empresários e contadores sobre Imposto de Renda Pessoa Jurídica, o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR), se uniram mais uma vez e lançaram um novo serviço, o WikiIR PJ.
A ferramenta que pode ser acessada pelo endereço www.wikiir.com.br. É a única do gênero especializada em Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas e visa apoiar as decisões tributárias de empresários, contadores e pessoas físicas. Já nos meses de março e abril de 2012 o WikiIR tirou as dúvidas de mais de 8 mil pessoas físicas em relação IRPF, através dos tributaristas do IBPT.
Em junho é a vez das empresas que optaram pelos regimes de lucro real, lucro presumido, lucro arbitrado acertarem as contas com o Leão. “A declaração precisa ser entregue até 30/06/2012”,assevera o presidente do Conselho superior de Estudos do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral.
Além das empresas, estão também obrigadas a entregar a declaração:
?as entidades imunes, que são: ?os templos de qualquer culto;
?os partidos políticos, inclusive suas fundações, e as entidades sindicais de trabalhadores, sem fins lucrativos;
?as instituições de educação e as de assistência social, sem fins lucrativos.
?as entidades isentas, que são: ?as instituições de caráter filantrópico, recreativo, cultural e científico e as associações civis que prestem os serviços para os quais houverem sido instituídas e os coloquem à disposição do grupo de pessoas a que se destinam, sem fins lucrativos. Geralmente são creches, asilos, associações de moradores, etc.
Amaral faz uma recomendação especial aos líderes de entidades civis, entidades beneficentes, ONGs e de associações de moradores, para que procurem seus contadores, pois a não entrega da Declaração de Imposto de Renda implica em multa mínima de R$ 500,00 para estas entidades. A multa também se aplica às empresas.
O tributarista Othon de Andrade Filho, diretor da BRCONT, empresa especializada em ferramentas de inteligência contábil e fiscal, recomenda atenção aos contadores:
“a DIPJ tem mais de 3000 campos, que são cruzados com mais 90 obrigações acessórias, como a DIRF, DCTF, DIMOB, NF-e, SEFIP, CAGED, e também com informações de órgãos como DETRANs, Cartórios, Bancos e SISCOMEX. É importante entender o significado de cada grupo de informações da DIPJ para evitar transtornos desnecessários com o fisco. E neste sentido, recomendo o WikiIR, para que se tenha uma melhor compreensão de cada ficha da DIPJ.”.
O WikiIR PJ conta com um vasto conteúdo, fruto de mais de 20 anos de experiência do IBPT, além de perguntas e respostas da própria Receita Federal, consultas fiscais e perguntas inéditas dos próprios usuários.
Facilidades do WikiIR PJ:
?Basta digitar a pergunta sobre imposto de renda pessoa jurídica ou física, que a ferramenta apresenta a resposta. É baseado no Wiki, o mesmo usado pela Wikipédia;
?Caso o usuário não encontre a sua resposta, pode fazer a pergunta diretamente para um tributarista do IBPT através de um formulário constante na página do WikiIR destinado a este fim;
?Não é necessário preencher cadastros.
Fonte: news.balancos.com