Foram publicados os esquemas e a NT 2011.006 contendo as especificações técnicas para a implementação do cancelamento da NF-e como um evento da NF-e de segunda geração. Publicados os esquemas e a NT2011.006 contendo as especificações técnicas para a implementação do cancelamento da NF-e como um evento da NF-e de segunda geração. A adoção desse evento será realizado de forma gradual e as Sefaz têm até 01/07/2012 para implementarem esse processo em suas respectivas aplicações de autorização de NF-e.

Trata-se das  “Ações Estratégicas em Andamento para o Aperfeiçoamento Contínuo da NF-e”, e que contemplam outros processos que já estão em projeto piloto e serão implementados brevemente.

Nestes novos processos completam o ciclo de vida da NF-e :

  • Ciência da operação;
  • Confirmação da Operação, ou;
  • Desconhecimento da Operação, ou;
  • Devolução / Recusa da Operação

isso quer dizer que os webservices de cancelamento como existem hoje deixarão de existir e o Cancelamento de NF-e será tratado como um Evento, assim como a Carta de Correção Eletrônica.

Dei uma olhada no leiaute e é bem similar à Carta de Correção, mudando apenas alguns campos no novo leiaute.

Os WebServices de Cancelamento continuarão funcionando até 01/12/2012 depois disso, somente será possível autorizar um cancelamento utilizando o leiaute de eventos. ( Respondida por Alan Correa Morais)