Uma pesquisa revelou que a maioria das empresas brasileiras conhece e apóia os objetivos e implicações do Projeto SPED – Sistema Público de Escrituração Digital. O levantamento foi conduzido pelo Departamento de Estudos Contábeis e Fiscais da WK Sistemas, desenvolvedora de softwares para as áreas contábil e fiscal.
Nele, a maioria, 77%, se mostra a favor do projeto SPED, sendo que 59,9% manifestam restrições, enquanto que 17,8% não fazem nenhuma restrição. O número de respondentes totalmente contra é de apenas 3%. Outros 19,1% não têm opinião formada a respeito.
Ainda no estudo, a maioria dos respondentes (54,2%) acredita que o projeto SPED vai trazer vantagens para as empresas e mercado. Apenas 3% enxergam somente aspectos negativos e 10% acreditam que não haverá nenhum tipo de alteração. Para 32,4%, as vantagens serão apenas do governo.
“A pesquisa mostrou que as empresas de um modo geral formaram um conceito positivo em torno do SPED. Parece haver uma conscientização de que a aplicação de avanços tecnológicos na contabilidade e nas operações tributárias tende a cercear a concorrência desleal, colocando a maioria das empresas em patamares de competitividade semelhante”, avalia Estanislau Mário Balzan, diretor de Marketing da WK. “O índice de empresas contrárias ao SPED ou que enxergam apenas aspectos negativos gira em torno de apenas 3%”, complementa.
A maioria das empresas (58.6%) conhece as atribuições e aplicações do SPED em sua área. Apenas 9,4% revelaram ter completo desconhecimento. Um total de (42,5%) está inserida em algum subprojeto do SPED e já está cumprindo a obrigatoriedade. Mas a maioria, 57,5%, está em situação indefinida. A maioria (57%) tem conhecimento de que pode sofrer penalidades e busca o cumprimento dos prazos. Apenas 0,6% acreditam que haverá prorrogação das obrigações.
Para 36,8%, a aplicação das normas do SPED trouxe alguma melhoria na gestão, enquanto que 16,9% acha que ocorreram complicações, sem benefícios de integrações. Para 19,2% não houve qualquer alteração. Quanto aos processos internos, houve melhorias na avaliação de 35,3%, enquanto que para 34,3% não houve alterações.
O SPED é composto por um conjunto de normas e sistemas contábeis e tributários que atingem diversas categorias empresariais. Ele já está presente em alguns setores, mas sua implantação é gradativa, abrangendo novas empresas com o decorrer do tempo. Participaram da pesquisa 315 representantes de empresas entre os dias 14 de outubro e 14 de novembro.
Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br