O e-commerce no Brasil está em franca expansão, com crescimento muito forte nos últimos três anos e, neste ano, o desempenho do setor não será diferente. É muito importante que os lojistas acompanhem o crescimento para entender as tendências do mercado e garantir o máximo crescimento ao seu e-commerce.

Segundo a ABComm, Associação especializada em informações do setor, os números do comércio eletrônico no Brasil continuam em ascensão. De acordo com dados levantados, o e-commerce deve apresentar um crescimento nominal de 29% em relação a 2012, chegando a um faturamento de R$ 31,11 bilhões em 2013. O ano fechou com 53 milhões de e-consumidores. As categorias moda e acessórios, eletrodomésticos, saúde e beleza, eletrônicos e informática, foram as de maior destaque.

A previsão para 2014 é de que o setor deve movimentar R$ 39,5 bilhões, um crescimento de 27%, em relação ao ano passado. A Copa do Mundo deve alavancar principalmente as categorias eletrônicos e material esportivo, que já são fortes no e-commerce. Além disso, os investimentos em infraestrutura e a chegada do 4G trará novos consumidores para o e-commerce.

Para 2014, grandes redes varejistas planejam investir R$ 7,8 bilhões, a maior parte para abertura de lojas (58,1%) e reforma das existentes (13%), revela pesquisa do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), que reúne 46 grandes empresas do setor, entre revendas de artigos de vestuário, eletroeletrônicos, materiais de construção e supermercados. Em 2012, o investimento foi um pouco menor: R$ 6,1 bilhões, mas para um universo de 38 empresas.

M-commerce, T-commerce, Social Commerce, multichannel, omnichannel, showrooming… São algumas tendências que surgiram nos últimos anos e rapidamente mudaram o comércio eletrônico e a relação dos varejistas com os consumidores.

O advento das tecnologias mobile alterou a forma de vender e comprar, isso é fato. Não apenas no comércio virtual, mas também nas vendas off-line. Uma pesquisa da Forrester Research revelou que 44% das vendas em lojas físicas nos EUA, em 2016, irão ser influenciadas por compras online.

O crescimento do mobile commerce começa acelerar no Brasil, e só não foi maior em 2013 por problemas primários de estrutura, como o baixo índice de conectividade WiFi nas residências, as sofríveis conexões 3G e o despreparo dos varejistas online para suportar a atividade.

O aumento da relevância do m-Commerce para o e-commerce brasileiro pode ser notado também nos valores movimentados. Em 2012, atingiu R$ 561 milhões em faturamento. Em 2013, esse número deve chegar a R$ 2 bilhões, de acordo com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.

No Brasil é esperado um aumento de 17,5% nas vendas de varejo online nos próximos 5 anos, segundo a empresa global de consultoria Forrester Research. Isso traria as vendas online para U$22 bilhões, em 2016 contra U$7,9 bilhões no último ano.

 

Aproveite esse momento para direcionar os investimentos no seu e-commerce de forma estratégica e alavanque suas vendas em 2014.

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