A partir da próxima segunda-feira, 5, os contribuintes que emitem a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) não somente poderão acessar as funcionalidades do serviço Atendimento Online com o uso de certificação digital, informa a Secretaria da Fazenda do Amazonas.
Os contribuintes terão que possuir e-CNPJ. Ao escolher a opção, será feita a identificação das inscrições vinculadas ao CNPJ, devendo o usuário selecionar qual deseja fazer uso.
A nova regra deveria entrar em vigor no dia 14 de novembro, mas foi prorrogada a pedido dos contribuintes.
Os contribuintes poderão cadastrar eletronicamente seus colaboradores ou procuradores através do Atendimento Online, desde que estes possuam e-CNPJ ou e-CPF.
A partir do exercício de 2012, serviços tais como Revisão do Extrato de Desembaraço, Rejeição de NF-e, Autodesembaraço, entre outros, somente poderão ser acessados com certificação digital, ou seja, deixarão de constar do Atendimento Online por senha.
O uso do Atendimento Online com certificado digital já pode ser realizado. Portanto, os contribuintes que emitem a NF-e que estão acessando com a senha e recebendo o aviso de advertência, já poderão fazer o acesso com certificado, evitando problemas de última hora.