A partir deste mês a Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás fará o cruzamento das informações da Escrituração Fiscal Digital (EFD) com os dados gerados pela emissão da nota fiscal eletrônica (NF-e), por meio do sistema de malha fina estadual. A nova ferramenta foi apresentada nesta segunda-feira (13) pelo gerente de Informações Econômico-Fiscais da SEFAZ GO , Marcelo Mesquita, aos delegados regionais de fiscalização, durante reunião mensal com o superintendente da Receita, Glaucus Moreira Nascimento.
O secretário, Simão Cirineu Dias, que esteve presente na reunião, falou sobre a situação financeira do Estado e pediu o empenho de todos na busca de meios legais para combater a sonegação e aumentar a arrecadação. Simão Cirineu também respondeu questionamentos dos presentes. Participaram ainda da reunião o presidente do CAT, Domingos Caruso e o chefe da Corregedoria, João Batista de Oliveira.
O sistema de malha fina vai cruzar os dados da EFD de todas as empresas que estão obrigadas a gerar o arquivo para a Sefaz. Após a geração das informações da EFD pelos contribuintes, que é feita até dia 15 de cada mês, o sistema irá detectar eventual inconsistência entre o declarado na EFD e os dados da emissão da NF-e. Um exemplo de irregularidade são as operações de compra e venda que deixarem de ser registradas na escrituração fiscal.
Marcelo Mesquita destaca que “os contadores terão acesso ao resultado da malha fina e poderão fazer a retificação de eventual irregularidade. Para o fisco trata-se de uma ferramenta de seleção”. O contador terá acesso pelo portal do contabilista, no site da Secretaria www.sefaz.go.gov.br.
Na próxima segunda-feira (20), à tarde, a Gerência de Informações Econômico-Fiscais fará um treinamento para os supervisores e auditores de todas as Delegacias Regionais de Fiscalização. O sistema está em teste desde maio e foi desenvolvido em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação, da Segplan.
Fonte SEFAZ GO com adaptações /blogdosped.blogspot.com.br/ joseadriano.com.br