O IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) lança hoje uma ferramenta eletrônica que permite aos consumidores ter uma ideia de quanto pagam em tributos na hora de comprar produtos e serviços.

A ferramenta, denominada “Lupa no Imposto”, será lançada às 19h em Uruaçu, município de Goiás. Com ela, será possível saber o preço real de um produto ou serviço, ou seja, quanto eles custariam se não houvesse a cobrança de tributos embutidos no preço –os chamados tributos indiretos. São aqueles tributos que o contribuinte não vê, mas que estão computados no preço de produtos e de serviços.

Pelo site www.lupanoimposto.com.br, será possível saber a carga tributária embutida em cerca de 500 itens. Inicialmente, a lista terá os produtos e serviços mais consumidos.

Para saber quanto há de tributo no preço, basta informar o produto/serviço e o valor pago. O sistema informará os valores (em reais) do produto/serviço e dos tributos embutidos no seu preço. Se não informar o valor pago, o sistema diz apenas qual a carga tributária (em porcentagem) embutida no preço.

O serviço poderá ser utilizado por contribuintes e por empresas, que terão a possibilidade de incluir a ferramenta em seus sites.

O lançamento do “Lupa no Imposto” ocorrerá em apoio à Campanha “Abre o Olho Cidadão”, iniciativa do juiz federal Eduardo Luiz Rocha Cubas, da Subseção Judiciária de Uruaçu, que é também coordenador nacional de implantação dos Centros de Pacificação Social criados pela Associação dos Magistrados do Brasil. O serviço visa despertar a cidadania tributária e promover o conhecimento do valor dos tributos embutidos nos preços dos bens e serviços.

Segundo o presidente do conselho superior e coordenador de estudos do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral, que fará o lançamento do serviço, a mesma iniciativa será apresentada aos outros 5.564 municípios brasileiros, buscando seu apoio e adesão à campanha.

O IBPT também é responsável pela criação do Impostômetro –painel eletrônico administrado pela Associação Comercial de São Paulo que possibilita ao contribuinte saber o valor total de tributos arrecadados nas três esferas de governo.

Hoje, o Impostômetro chegará à marca de R$ 1,16 trilhão em tributos pagos pela sociedade brasileira aos governos federal, estaduais e municipais. Segundo previsão do IBPT, até o final do ano a arrecadação total do país atingirá cerca de R$ 1,5 trilhão.

Fonte: Folha Online – 21/10/2011