Desenvolvido integralmente por servidores da própria Receita Federal do Brasil, o ContÁgil é um aplicativo de apoio às atividades de fiscalização que tem como objetivo a análise e auditoria fiscal de contribuintes a partir de cruzamento de informações oriundas de fontes internas e externas e daquelas coletadas junto ao próprio contribuinte ou a terceiros. O sistema, homologado em julho de 2009, já abrange funcionalidades da auditoria fazendária, previdenciária e aduaneira, e em breve atenderá também às demandas geradas pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e pelo novo formato dos Pedidos Eletrônicos de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação – PER/DCOMPs.

Entre as principais inovações do software está a capacidade de interpretar os dados contábeis do contribuinte e apresentá-lo de forma gráfica. Assim, registros de centenas de operações bancárias podem ser consolidados em uma única seta saindo do ativo da empresa para determinada conta do passivo – facilitando a detecção de eventuais fraudes. Outra funcionalidade muito elogiada pelos usuários do sistema é a capacidade do ContÁgil de importar dados em vários formatos – tais como extratos de diversas instituições bancárias em formato eletrônico.
Para manter os bons resultados atingidos pelo aplicativo, foi criado um grupo de trabalho formado por servidores da Subsecretaria de Fiscalização (Sufis), da Coordenação de Tecnologia de Informação (Cotec) e auditores-fiscais de todo o país, que tem dedicação prioritária ao desenvolvimento, documentação e suporte do sistema, bem como a responsabilidade de oferecer treinamentos e integrar o aplicativo com outros sistemas e projetos da RFB. O grupo é subordinado a uma equipe gestora, formada pelos coordenadores da Sufis e da Cotec, que também analisam e aprovam as decisões tomadas pelo supervisor do projeto: o auditor-fiscal Gustavo Henrique de Britto Figueiredo, idealizador do aplicativo e atualmente lotado na Superintendência da 9ª Região Fiscal.
Para Gustavo Figueiredo, o fato de os próprios auditores responsáveis pelas fiscalizações colaborarem no desenvolvimento das funcionalidades do aplicativo fez com que ele se tornasse realmente útil no trabalho cotidiano – o software já tem uma média de três mil execuções semanais. “Como o desenvolvimento do ContÁgil está integralmente nas mãos do seu público alvo, isso contribui na celeridade da realização de todas as etapas presentes no ciclo de desenvolvimento de uma dada funcionalidade, o que vai desde a especificação até o produto final já elaborado. Esse é um fator importante para o trabalho final de auditoria, que precisa evoluir de uma forma tão ágil quanto cresce o poder tecnológico nas empresas em geral”.
Fonte: Blog do Roberto Dias Duarte

This Post Has One Comment

  1. Pingback: Tweets that mention Tânia Gurgel BLOG » Blog Archive » ContÁgil traça metas para 2012 e irá abranger SPED e PER/DCOMPs -- Topsy.com

Comments are closed.