No intuito de conscientizar a população acerca da carga tributária brasileira, o Sindicato dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) desenvolveu um aplicativo para celulares e smartphones chamado “Na Real”, que calcula instantaneamente a porcentagem dos impostos sobre os itens de consumo.
O aplicativo está disponível para download nas lojas virtuais da Apple (Apple Store) e do Android (Google Play). O usuário deve digitar o nome do produto e o preço, e o aplicativo calcula o custo da tributação indireta.
“iniciativas como esta ajudam a população a ter uma consciência muita clara da grande parcela da carga tributária embutida no preço final de um produto qualquer”, ressalta a diretora do SESCON-RJ, Selma Gama.
A informação é apresentada de duas formas: o percentual do tributo e o valor recolhido aos cofres públicos representado em Real. A base de dados foi obtida por meio de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) e já conta com mais de 500 categorias de produtos.
Fonte: Sescon-RJ
Data de Publicação : 15/05/2013