O Sistema Público de Escrituração Digital, SPED, ferramenta que passou a fazer parte do cotidiano dos profissionais da contabilidade, eliminando a necessidade da escrituração em papel, foi tema do encontro da Câmara de Contadores do Ibracon.
O SPED possibilita a agilização no compartilhamento de informações, além de tornar o processo mais seguro e transparente em termos de fiscalização.
Roberto de Oliveira Cabrera, gerente de consultoria tributária da Deloitte, foi o responsável pela apresentação.
Ao discutir um processo como o SPED, definido como um “futuro já presente” pelo expositor, os participantes ganharam a oportunidade de se atualizar e até mesmo analisar tendências. A qualidade deste debate foi possível por conta da preocupação do Ibracon em convidar um profissional que trouxesse a experiência de mercado de uma empresa que atua globalmente.
O expositor comentou também sobre a questão do desenvolvimento da tecnologia relacionado a nova postura do profissional contábil. “A tecnologia vai exigir que o contabilista tenha abertura para um conhecimento tanto tecnológico, quanto de legislação e melhores práticas”.
De acordo com Roberto, a experiência de participar de um fórum de discussões promovido pelo Ibracon, está aprovada. “Os profissionais aqui presentes possibilitaram uma troca de conhecimentos e fez com que eu também aprendesse com eles, nós compartilhamos informações”, afirmou. “Vou levar informações para compartilhar com os clientes”, acrescentou.
Fonte: Ibracon