O Brasil tem um investidor-anjo para cada duas empresas de tecnologia em atividade, segundo dados da Associação Brasileira de Startups (ABS). E esse contingente, de acordo com os especialistas no ramo, tende a crescer, principalmente na atração de fundos internacionais, que ainda enxergam no País oportunidades de retorno de capital mais atraentes do que em seus mercados de origem.

Mas se o investidor tem olhos quase que exclusivamente para o retorno da operação, o empresário pode e deve ser diferente. Ao associar-se a um grupo internacional, o empreendedor, para além do dinheiro, conta com transferência de know-how de corporações experientes, além do acesso a uma nova rede de contatos, capaz de transformar o pequeno negócio.

“É o que chamamos de small capital, ou capital inteligente. É mais do que dinheiro. É dinheiro, conhecimento e novos contatos para crescer”, afirma Luiz Guilherme Manzano, gerente da área de busca e seleção de empreendedores da Endeavor.

Manzano, no entanto, alerta o empresário sobre as dificuldades em atrair um investidor internacional. Para ele, não é tarefa para qualquer um. “É preciso estar preparado e ter aquilo que o investidor busca”, conta.

Para auxiliar o empreendedor nesse desafio, preparamos uma lista com oito dicas para ampliar as chances de sucesso. Confira.

:::Atenção ao problema:::
Todo o investidor está interessado no problema que a empresa se predispõe a resolver. E a lógica que motiva essa curiosidade é simples: se a empresa trabalha com um foco relevante, um número maior de pessoas vão pagar para adquirir a solução. “Quanto maior o problema, maior o interesse do investidor”, afirma Luiz Guilherme Manzano.

:::Infraestrutura é tendência:::
Por problemas, Manzano alerta para áreas sensíveis no Brasil, notadamente negócios envolvidos a infraestrutura. “O País tem muito campo para avançar em negócios que girem em torno da demanda por portos, aeroportos, estradas e, no campo intangível, saúde e educação. A gente sente muito interesse do investidor nessas áreas”, destaca.

:::À prova de cópias:::
Cuide sua ideia e certifique-se de que seu negócio, além de original, é também difícil de ser copiado. Um exemplo dado pelo especialista é a Netflix. O negócio, fundado pelo norte-americano Reed Hastings, galgou espaço ao encontrar um diferencial competitivo claro: contratos de exclusividade para disponibilizar parte do acervo cinematográfico de grandes companhias, mediante o serviço de assinatura.

:::Cuide de sua equipe:::
O investidor não está de olho apenas no currículo do empreendedor e em seu plano de negócios. Para Luiz Guilherme Manzano, a qualificação dos funcionários também pesa – e muito – na decisão de aportar ou não dinheiro na empresa. “É comum encontrarmos empreendedores brilhantes com times fracos. Ou ele investe em bons funcionários, ou corre o risco de viver um falso gargalo de sustentabilidade da empresa”, destaca.

:::Invista em sua formação:::
Da mesma forma que a equipe precisa estar preparada para a exigências de um investidor estrangeiro, o empreendedor também não pode se esquecer de sua formação. “O empreendedor precisa ser o melhor”, afirma Manzano. “Quando o cara vem de fora, para ele tudo é novo. Então, ele vai querer se associar ao melhor, para diminuir o risco da operação.”

:::Sonhar e conquistar:::
Outra característica disputada por fundos internacionais ou investidores-anjo é a capacidade de realização do empreendedor, o que o especialista da Endeavor chama de “botar para fazer”. “Quanto maior o sonho e quanto mais ele demonstrar que consegue realizar, melhor. O empresário não pode se poupar aqui.”

:::Formalize os processos:::
Sabe o famoso “jeitinho brasileiro”? Pois o investidor externo já ouviu falar dele e, como já acontece aqui há muitos anos, foge a qualquer sinal dele no horizonte. Assim, mantenha processos, funcionários e toda a estrutura da empresa formalizada.

:::Seja um bom pagador:::
Da mesma forma que a formalização, é fundamental sustentar um histórico de bom pagador no mercado. A cultura da dívida, mais do que no Brasil, é bastante assimilada em mercados mais consolidados, onde o empresário é muito mais alavancado do que por aqui. No entanto, é de suma importância manter o nome do negócio acima de qualquer suspeito entre as instituições financeiras.

Fonte: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,oito-dicas-para-voce-saber-o-que-fazer-para-atrair-um-investidor-internacional-para-sua-empresa,2632,0.htm