Na última quarta-feira, 21 de junho, representantes de várias Autoridades Certificadoras estiveram reunidos na sede do Instituto de Tecnologia da Informação (ITI) para discutir a política de demanda e divulgação da Conectividade Social ICP. A Fenacon Certificação Digital foi representada pelo diretor Adjunto de Gestão, Carlos Castro, e pelo Diretor de Tecnologia, Carlos Roberto Victorino.

Durante o encontro, foram abordadas as necessidades de levar ao conhecimento do público os benefícios da Certificação Digital, tais como maior segurança e possibilidade de acesso ao sistema da Caixa via internet. Entre as estratégias de massificação estão ações de marketing e o lançamento de um portal das entidades parceiras onde o usuário poderá avaliar os benefícios e tirar todas as dúvidas de utilização da CD.
Carlos Castro informou que entre as ações da Fenacon para disseminar o uso da Conectividade Social ICP está, por exemplo, o curso do dia 22 de junho pela UniFenacon sobre o tema. Já Victorino falou sobre a importância de levar a correta informação sobre os principais benefícios que a mudança trará para o dia a dia dos empresários.
Conectividade Social – Destinada a todas as empresas e pessoas físicas que fazem depósitos mensais para seus funcionários no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a Conectividade Social ICP é a evolução do Conectividade Social. A principal mudança do canal será o acesso totalmente online eliminando a necessidade de instalação de softwares para transmissão de arquivos de FGTS. Além disso, para ter acesso a ferramenta será necessário possuir Certificado Digital.
Desenvolvido pela Caixa Econômica Federal (CEF) o canal é disponibilizado gratuitamente às empresas e utilizado para a transmissão, via internet e no ambiente da própria empresa, dos arquivos gerados pelo programa SEFIP – Sistema de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social. O prazo final para adequação ao novo canal é de até 31/12/2011, de acordo com o site da CEF.
Seminário UniFenacon – Para sanar as dúvidas relacionadas ao novo modelo de acesso à Conectividade Social ICP, a Universidade Corporativa – Unifenacon realizou seminário no último dia 22. O palestrante Carlos Augusto da Rocha Mastrelli, assistente da Regional de Sustentação ao Negócio Administrar FGTS da Caixa Econômica, abordou as mudanças resultantes da obrigatoriedade do Certificado Digital no padrão ICP Brasil para acessar o canal eletrônico.
Fonte: Sistema Fenacon